Oi gente.
Hoje vou falar sobre um dos grandes guitarristas de Blues, Rory Gallagher.
Rory nasceu dia 2/3/48, o que é tema de um post no blog oficial dele, e, infelizmente, morreu no dia 14 de junho de 1995, enquanto transplantava o fígado. Rory era irlandes, compatriota de Bono, do U2, e de Phill Lynot, grande amigo de um outro guitarrista já citado na série, Gary Moore.
Rory usou apenas 2 guitarras na vida, a primeira, ganha em uma competição aos 13 anos, que foi ganho com o violão que tinha comprado aos 9 anos, e uma segunda guitarra, segunda linha da Fender, modelo Stratocaster, que ele comprou aos 15 anos e usou durante todo o resto de sua vida.
Rory e sua guitarra
Rory não usava muito pedais, prefiria um som bom pela timbragem da guitarra e um bom Amp, tanto que seus Amps pricipais (um Vox AC30 e um Fender Bassman) viraram febre anos depois. Ele gravou 16 discos, mas gostava mesmo era de fazer shows, tanto que alguns de seus discos foram filmados em shows, como o Live in Europe. Ele mesmo disse uma vez: “Eu amo tocar para o povo. O público significa muito para mim. Não é uma coisa vazia. Eu amo gravar também, mas preciso de um contato regular e frequente com o público, porque ele me dá energia!!! “
Site Oficial do Rory Gallagher
Referencias para pesquisa:
Mofo
Wikipedia
Musicas que eu recomendo:
Shadow Play
Bullfrog Blues
Million Miles Away
3 comentários:
viva o RORY !
Me tornei fâ! Vida a Rory
Tornei-me fã! Vida a Rory!
Postar um comentário